Blog do Rapha Coutinho

BEM VINDOS AO FANTÁSTICO MUNDO VIRTUAL DE RAPHA COUTINHO

segunda-feira, 29 de março de 2010

Transtorno Bipolar










O que "ser" essa coisa que esta sendo tão falada ultimamente???

RESUMINDO: O Transtorno Bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de humor. Sendo que ora a pessoa fica eufórica, ora deprimida, intercalando com períodos de normalidade.
Bom, eu nao vejo como uma "doença" mas sim  como um tipo de "defeito" que graças a Deus, nao é pra sempre.
Bora falar um pouco disso?
ATENÇÃO!
Não devemos confundir transtorno bipolar com as alterações de humor por causa das dificuldades estressantes do dia a dia , pois estas são momentâneas e tendem a desaparecer quando as dificuldades são resolvidas.

Apesar de transtorno bipolar do humor nem sempre ser facilmente identificado, esta aí uns dos "sintomas"....
Na fase euforica, ou  também chamada "maníaca",  a pessoa apresenta uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. A auto-estima se eleva , sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico e apesar disso com uma diminuição da necessidade de sono.
Na fase depressiva, o humor está depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As idéias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável.
Complicado para kceta isso ne???
Deixa eu explicar melhor...
A pessoa se sente bem, realmente bem..., na verdade quase invencível. Se sente como não tendo limites para suas capacidades e energia. Poderia até passar dias sem dormir. Ele está cheio de idéias, planos, conquistas e se sentiria muito frustrado se a incapacidade dos outros não o deixasse ir além.
Derrepente...  tudo muda, e ele é a pior pessoas do mundo, não tem capacidades nenhuma e por ai vai.


Depoimento Lúcia ( nome fictício)
É terrivel você ter essas alternâncias de humor, pois muitas vezes você passa por uma pessoa desagradavél, mesmo você nao sendo.
E muitas vezes  as pessoas não entendem o porque você tem essas atitudes, sendo que não podemos controlar. A mudança de humor é inevitavel, inesperado...  quase inexplicavel.
E o pior de tudo, é quando os amigos nao entendem, pois enche o saco você ter ao lado uma pessoa  hora alegre demais, hora chata demais, hora normal demais,  hora depressiva demais. como dizem... tudo que é "demais" é ruin.
As vezes nem eu entendo o porque  meu humor muda, como  as pessoas  vão entender entao, né? rs

Vou parando por aqui, e te faço um pedido.
Se encontar alguem com esses sintomas,  ajude-o, e não abandone.

Flw Galera

Rapha Coutinho

7 comentários:

Silsa Martins disse...

Noooossa como me identifiquei com esse post estou seriamente em dúvida e quase certeza!
EU SOU BIPOLAR!
rs

Silsa Martins disse...

Com Certeza Rapha, agora me indica o tratamento pra isso!!! please

nana cristina disse...

pois eh essa eh uma doença seria que muitas pessoas acham que eh frescura mas nao eh ja tive e eh horrivel minha vida era inconstante uma hora alegre outra hora triste deprimida tinha mania de grandeza achava que nada nm ninguem poderia me atingir era insensivel ate mesmo na perda de um ente querido fria e calculista..Em outros momentos ja me sentia a pior pessoa tinha vontade de sumir e morrer me sentia soh amigos ja nao queriam ficar perto pq tinham medo das minhas reaçoes era horrivel ser excluida mas em certos momentos isso nao me abalava pelo contrario eu ria achava que o problema estava com eles na verdade eu nao queria admitir q o problema era eu..minha familia desconhecia a doença falavam que era coisa de adolescente foi ai que percebi q nao era normal tantas alteraçoes por minha conta procurei um medico e ele me receitou calmantes terapias mas eu nao aceitava viver a base de calmantes entao eu conheci JESUS determinei q nao queria isso pra minha vida por varias vezes vi meu relacionamento acabar devido as minhas variaçoes e o SENHOR me libertou claro que nao foi de uma vez mas hoje posso dizer que estou curada..

Silsa Martins disse...

Então e o piosr é as pessoas acharem q vc é chata louca coisas desse tipo!
Mais sei que vou melhorar rs..

Helton Fagundes disse...

ahh, que bom que não vou ser abandonado, rsrs... a gente faz piada mas é sério, não sei se chega ao suicídio, mas não é fácil lidar com isso não, não encaro a bipolaridade como doença (apesar de ser), mas sim como um fator decorrente da vida estressante que se leva hj em dia, por mais otimismo, esperanã que vc tenha, cedo ou tarde bem algo e te quebra as pernas, tá certo que as vezes a mudança de humor é muito veloz e por coisas inúteis, mas tudo vem em decorrência de nosso estilo de vida, responsabilidades, responsabilidades, afazeres, serviços, mundo social... tudo isso acaba refletindo nessas variações de humor, e como não somos máquinas, muito menos perfeitos, damos pane de vez em qdo... rsrs... Como experiência acho que o mais importante nisso tudo, é vc se cercar de pessoas que te entendem e não te julguem a vida toda por alguns momentos de fúria... difícil, muito difícil, mas não impossível...Digo que sou tripolar, as vezes com bom humor, as vezes com mau humor e o pior de tudo, as vezes sem humor... mas sabe que apesar disso tudo até que sou uma pessoinha legal, rs... e modesto, mas sei lá, cada um, cada um, me diga alguém que nunca mudou o comportamento repentinamente? acho que não existe...na verdade, a velha frase "o mundo é bi", acho que NESSE caso se aplica: o mundo é bi... polar!

Anônimo disse...

Eu sou Bipolaar. ;/ descobri isso atraves de pesquisa. meus pais sempre falaram que eu tinha esse disturbio, mais sempre achei bobagem deles. ! Hoje eu sinto q sou bipolar, tento me conter mais é muito dificil. Já corri varios riscos de vida, mais nunca tive medo de nada. acho que acabo causando sofrimento na minha familia, mais mãe fala que se chego 5 minutos atrasada do serviço ou do colegio ela já imagina desastres. :/ me sinto mal. mais é algo encontrolavel. acho que cada vez mais vo subndo de nivel iuoioiuoiuoiuiou. (: queria acaba logo com isso. Dá uma ideias pra mim Rapha ? . :*

Anônimo disse...

Fui bipolar e tinha transtorno de personalidade esquiva mis entreguei a minha vida a cristo e mesmo fazendo terapias e tomando medicamentos proseguir crendo que Jesus era e é poderoso para curar completamente e e claro com as oraçoes de pessoas que me amavam.Hoje sou curado graças a Deus aleluias!

Postar um comentário

Bora comentar??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...